Cenaz sobre u topac

Tupac Amaru Shakur (16 de junho de 1971 - 13 de setembro de 1996), conhecida pelos nomes de seu estágio 2Pac (ou simplesmente Pac) e Makaveli, foi um rapper americano. Ele já vendeu 75 milhões de álbuns até à data e é um dos best-seller artistas da música no mundo. [2] Além de seu status como uma top-selling recording artist, Shakur foi um ator promissor [3] e um ativista social . A maioria das canções são Shakur sobre crescer em meio à violência e miséria em guetos, o racismo, os problemas da sociedade e os conflitos com outros rappers. Trabalho Shakur é conhecido por defender o igualitarismo [4]. Shakur foi inicialmente um roadie e dançarino de backup para o hip hop alternativo grupo Digital Underground. [5] [6] [7]

Shakur tornou-se alvo de ações judiciais e sofreram outros problemas legais. Mais tarde ele foi atingido por cinco tiros e roubado no lobby de um estúdio de gravação em Nova York. Após o evento, Shakur começou a suspeitar que outras figuras da indústria rap tinha conhecimento prévio sobre o incidente e não avisá-lo, a polêmica ajudou a desencadear a Costa Leste, Costa Oeste rivalidade hip hop. Shakur foi posteriormente condenado por estupro e sentenciado a um ano e meio a quatro anos e meio de prisão. [8] [9] [10] Depois de servir de onze meses de sua sentença, ele foi libertado da prisão em um recurso financiado por Marion " Suge "Knight, CEO da Death Row Records. Em troca da ajuda de Suge, Shakur concordou em liberar três álbuns sob o selo Death Row.

Na noite de 7 de setembro de 1996, Shakur foi baleado quatro vezes em um tiroteio na área metropolitana de Las Vegas, em Nevada. Ele morreu seis dias depois de insuficiência respiratória e parada cardíaca no University Medical Center [11].